Linux Ubuntu 18.04.4 LTS é bom? 6 MOTIVOS PRA USAR!



Fala aí blz?

Quando resolvi iniciar meus estudos em programação, resolvi instalar o Linux e muito dos cursos tinham tutoriais no Linux, foi meio estressante no começo, tive algumas dificuldades... mas uma frase que vi em uns tutoriais de um fórum me disseram o seguinte:

" Não deixe que esse problema impeça você de ver a real capacidade do Linux, não desista! "

E foi exatamente isso que fiz, agora utilizo mais o Linux que o próprio windows. Procurei utilizar os recursos que eu usava lá e sinceramente, Pouco senti falta do Windows.

A única coisa que ainda me faz utilizar lá são os jogos e alguns programas que exigem a utilização dele.

Vou fazer algumas considerações mais simplificadas possíveis da minha experiência em tópicos:

1 - VISUAL

O Ubuntu é lindo, sem dúvidas, a interface é bem simples nem precisa de muito tempo pra se acostumar. Eu não ligo muito pra grandes recursos de temas, mas ele tem opções bem eficientes e até elegante!



Navegar pelos seus arquivos, não será um problema aqui no Linux.

2 - INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS

Como um usuário final, com certeza esse deve ser um problema que incomoda muita gente. E me incomodou no começo também, fiquei super perdido e cada instalação era um processo de pesquisa, usar terminal... um saco né?

Só que com o tempo percebi que não era bem assim, existem diretórios que facilitam demais as instalações, sendo até bem melhor que o windows que você avança, avança, e instala meio mundo de programas se não tiver atenção. Fora as fontes que muitas vezes são questionáveis.


No linux isso é muito mais seguro, e hoje eu não tenho dificuldades nenhuma com instalações! isso é sério, a maioria dos programas que quero pra tarefa simples como: Baixar vídeos, Editar vídeos, Baixar legenda, Ferramentas de trabalho OFFICE (embora eu tenha usado bastante o Google Sheets), e a maioria é gratuito.

Sem contar que na própria instalação do Linux ele baixa praticamente todo o essencial do sistema operacional, para que você não se preocupe em instalar drives etc... não tive problemas em usar meus recursos do notebook (Bluetooth, touchpad)

Ainda conta com o recurso de aplicativos que é um lugar onde você pode procurar um programa, jogo que lhe interesse, lá possui avaliação e ainda nem é preciso usar o terminal pra instalar!

3 - NAVEGAÇÃO NA INTERNET

Gente, isso foi de longe a coisa mais tranquila, o Linux não tem problemas nenhum com isso, e ele vem com o Firefox instalado, muito rápido, eu uso ele e o Google Chrome e nunca tive problemas, funcionam perfeitamente. E eu uso muito recurso de internet pra meus estudos online de programação, meu canal do YouTube etc..!

    Resultado de imagem para google chrome

4 - SEGURANÇA

Os repositórios de instalação são verificados, quando se trata de baixar arquivos diretamente da fonte, o Linux é extremamente seguro. Lógico que nunca estaremos totalmente seguro, afinal cuidados de segurança devem ser tomados todos os dias, não fornecer dado essas coisas. Mas em quesito vírus pelo menos, o Linux é muito diferente do Windows. Pelo Sistema da microsoft ser bem mais popular, o alvo é bem maior, e a todo momento vírus e malwares invadem o sistema, é um saco!


Eu até agora não tive problemas com isso no Linux , procuro sempre baixar de diretórios oficiais, e também tomo alguns cuidados, nada de especial. além disso o linux precisa da aprovação do usuário como administrador pra todas as tarefas de instalação ou modificação do sistema. Acesso meus bancos digitais, home broker pelo linux sem problemas.

No quesito segurança o Linux é muuuuito melhor!

5 - EDIÇÃO DE VÍDEOS E FOTOS

Se essa é uma preocupação pra você, pode ficar tranquilo. Existem muitos programas eficientes para gravar tela do pc (Como o OBS studio), editar vídeos (Como o Kdenlive ), e por aí vai. sem stress!

OBS
OBS
Open Broadcaster Software

Kdenlive


Tem bastante tutorial no youtube e com pouco de prática você vai ter bastante habilidade, não mudam muito dos programas pra Windows.

6 - PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Como ainda estou estudando, não elaborei programas muito complexos, e também quero compartilhar em outras postagens trabalhos específicos, mas de maneira geral, o Linux é um sistema feito pra isso!

Easily use extensions in VS Code

Cara é muito bom programar no linux, instalei o Pycharm, Visual Studio sem problemas, eu comecei a entender porque os professores dos cursos gostam tanto de programar nele, sem comparação.


De forma resumida é isso, espero que possa ter contribuído com poucas palavras a minha opinião em usar o Ubuntu. Tem muuito mais coisas, detalhes técnicos, mas esse post foi apenas pra explicar o simples mesmo, menos é mais!

Fui!









Comentários

Postagens mais visitadas